Quatro dicas da PH3 para quem empreende ou quer empreender!

24.05.2021 | Categoria: Empreendedorismo, Organização, Planejamento

Nos últimos anos, empreendedorismo tem sido um dos termos mais difundidos quando se fala em oportunidades de negócio, crescimento e desenvolvimento profissional. Empreender, dentre suas variadas interpretações, consiste em colocar uma ideia em prática, visualizar uma lacuna de mercado e atendê-la.

As circunstâncias que levam ao empreendedorismo são inúmeras, desde a necessidade de gerar uma fonte de renda, até o vislumbre por oportunidades de negócio. Independente do motivo pelo qual se decida abrir uma empresa, há diretrizes que devem estar na mente do empreendedor para que a iniciativa alcance o sucesso esperado.

De acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE em 2016, sobre a Sobrevivência das Empresas no Brasil, as principais causas de mortalidade de empresas com até 2 anos de vida são: a situação do empresário antes da abertura, o planejamento dos negócios, a capacitação em gestão empresarial e a gestão do negócio em si.

Como muitos empreendedores iniciam suas atividades rapidamente e/ou engajados por uma necessidade maior, costumam não parar para fazer uma reflexão estratégica.

 

Para evitar essa morte prematura, listamos algumas diretrizes que atenuam os riscos da não sobrevivência dos negócios:

 

  1. Propósito – Deve-se ter claramente a razão pela qual se está abrindo a empresa. Pode parecer simples, mas muitos empreendedores não refletem o que os motiva a iniciar um novo negócio, e principalmente, o que esperar dessa iniciativa. É imprescindível separar os objetivos pessoais dos objetivos do negócio em si. O que você quer para sua vida enquanto empreendedor e o que seu modelo de negócio irá entregar aos seus clientes podem ser coisas bem diferentes.
  1. Disciplina – para que todas suas iniciativas perpetuem e gerem resultados depende do quanto você está disposto a dedicar-se dia após dia em executar as tarefas, muitas vezes repetitivas. Todo negócio é feito de rotinas que permitem que suas entregas aconteçam.
  1. Organização – A organização deve estar em todos os aspectos do empreendedor, desde suas ideias e iniciativas até o ambiente físico que ocupa. Tudo aquilo que está organizado é fácil de ser visualizado e executado. Desde colocar no papel uma aspiração até manter a gaveta organizada, tudo culmina para a economia de tempo e aumento da eficiência do dia-a-dia do empresário e funcionários.
  2. Buscar informações sempre – manter-se atualizado é um grande trunfo. Conhecer as novidades de seu segmento principal e atualizar-se sobre gestão geram oportunidades de negócio, facilitam a operação e aumentam a possibilidade de sucesso.

Se quiser conversar com um de nossos sócios ou tirar alguma dúvida é só falar com a gente!

Será um prazer conhecer sua empresa e ver como podemos impactar na sua organização e crescimento.

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