Sete Desperdícios: conheça e elimine-os!

02.07.2021 | Categoria: Gestão, Organização, Planejamento

Num mundo cada vez mais competitivo e com recursos escassos torna-se bastante importante o combate aos desperdícios. Nas empresas, é comum a preocupação em localizar, reduzir e no melhor dos casos, eliminá-los.

Considera-se como desperdício tudo aquilo que não agrega valor ao produto / serviço entregue ao cliente. Taiichi Ohno (1912-1990), um dos principais responsáveis pela Produção Enxuta, listou os 7 desperdícios da produção:

Produção em Excesso

Em cada etapa da produção deve-se produzir apenas a quantidade adequada, nem mais nem menos do que o projetado. Além disso, deve-se produzir na velocidade adequada.
Ao produzir mais do que o necessário acumula-se produtos, gerando estoques intermediários e atrapalhando todo o ciclo produtivo.

Espera

Quando alguma parte da produção fica parada (pessoas ou máquinas) , todo o restante fica esperando que essa etapa volte ao normal. Perde-se bastante tempo e a produtividade diminui, causando problemas de financeiros e de prazos.
Para evitar isso, a produção tem que estar balanceada e deve-se evitar falta de materiais ou manutenções em máquinas, por exemplo, fatores que podem gerar espera.

Processamento desnecessário

Consiste nas etapas de produção que não agregam valor ao produto.
Por exemplo, alguns tipos de acabamentos e pinturas internas a um produto podem ser desnecessários, ou seja, para o cliente será imperceptível, mas trará custos de tempo e materiais durante o processo de fabricação. Outro exemplo são embalagens muito luxuosas, que para determinado cliente apenas gera custo e não mais satisfação.

Estoque

A produção enxuta consiste em produzir o necessário e com estoque mínimos. Quando se produz mais do que o necessário gera-se grandes estoques, que custam, tanto pelo seu próprio preço, quanto pelo espaço físico e sua gestão.
Se o produto for perecível ou de moda agrava-se mais ainda o problema, pois se esses produtos ficarem “encalhados” e o timing de vendas passar, teremos que descartá-los ou vendê-los por preços menores, ou seja, um enorme desperdício.

Transporte

Dentro de uma fábrica, deve-se haver uma lógica no fluxo e transporte de insumos e produtos prontos. Para o cliente final, por exemplo, é indiferente se as peças do seu carro, durante a fabricação, andaram 500m ou 5km.
No entanto, se esse transporte for em excesso, o preço final poderá ser maior, impactando na redução de vendas e lucratividade.

Movimentação

Da mesma forma que o transporte em excesso é um desperdício, a movimentação dos funcionários também é. Nesse sentido, o layout e a ergonomia dos funcionários deve ser adequada, para que os movimentos sejam apenas os necessários. Para isso as ferramentas, manuais e matérias primas devem estar dispostas de maneira correta e próximas aos que as utilizam.

Correção / Defeitos

Na produção, o ideal é que o produto seja feito correto da primeira vez. O retrabalho deve ser apenas em casos extremamente necessários. Além do custo do retrabalho, muitas vezes ele não é possível, gerando o descarte deste produto.
Para isso ser evitado, costuma-se responsabilizar cada etapa do processo pela qualidade daquela etapa. Isso evita que os defeitos sigam adiante e só sejam percebidos ao final do processo ou até mesmo pelo próprio cliente.

Os sete desperdícios, mesmo voltados à linha de produção, podem ser aplicados também nos escritórios e em empresas de serviços.

Fique sempre atento ao seu trabalho, e veja se é possível torná-lo mais eficiente, eliminando os desperdícios que citamos.

Para qualquer, dúvida fale com a gente.

 

 

Veja também

20.08.2020

Precificação: 4 etapas importantes

A formação do preço de vendas é um tema bastante importante dentro da administração do negócio. Todo empresário deve ter clareza dos custos que compõem o preço de […]

Leia mais
24.05.2021

Quatro dicas da PH3 para quem empreende ou quer empreender!

Nos últimos anos, empreendedorismo tem sido um dos termos mais difundidos quando se fala em oportunidades de negócio, crescimento e desenvolvimento profissional. Empreender, dentre suas variadas interpretações, consiste […]

Leia mais
10.05.2021

Falta tempo ou falta organização? Usemos Agendas!

O mundo está cada dia mais cheio de estímulos e nos vemos cada vez mais atarefados, com a sensação de que não daremos conta de resolver todas as […]

Leia mais