Preciso de um plano de negócios?

Se algum dia você cogitou abrir uma empresa, certamente você se deparou com pessoas lhe orientando a montar um Plano de Negócios. Elas estavam certas, afinal ele é fundamental para iniciar um novo projeto ou para expandir aqueles que já existem.

Trata-se de um estudo no qual você (ou o profissional que estiver elaborando) colocará as ideias no “papel” para validá-las. Nesse momento é decidido se vale a pena o investimento, ou seja , essa etapa é extremamente importante. Todos os pontos positivos e negativos são projetados e, assim, é possível estimar as chances de sucesso. Normalmente, um Plano de Negócios aborda os seguintes aspectos:

Diferenciais: É importante compreender qual o coração do seu negócio. Qual seu objetivo principal? O que ele oferece de diferente dos outros? O que você está ofertando de melhor para o mercado? Aqui também definimos a missão da empresa.

Público- alvo: Definir para quem o negócio se destina é crucial. Quem são os principais consumidores? Há um volume substancial de público que se interessa pelo negócio? Separar por faixa etária, faixa salarial, região da cidade/estado/país, características de consumo, dentre outros, ajudam a esclarecer qual será esse público.

Concorrência: Dentro do estudo de mercado, o entendimento dos concorrentes é importante. Saber quem compete pelo mesmo nicho de clientes permite entender como agregar valores diferentes. Além disso, dá para observar quais são as práticas já executadas no mercado que podem ser replicadas no negócio em construção.

Projeções financeiras: Toda empresa nasce para dar lucro. Ela precisa ser viável economicamente, mesmo que isso ocorra alguns meses após sua operação ser iniciada. Deve-se levantar todos os investimentos necessários para começar a operação, todas as despesas e custos mensais recorrentes e definir os principais indicadores, como lucratividade e taxa de retorno.

Em suma, o plano de negócios serve para você ter claro quais são os produtos ou serviços que sua empresa oferecerá, se existe mercado consumidor e qual a estrutura física e os recursos necessários para que a operação seja viável. Nossa dica de ouro é ser sempre muito realista.

Realizar pesquisas, levantar dados robustos e conversar com especialistas ajudam a dar uma base sólida para as projeções. Vale a pena investir tempo e dinheiro nesse planejamento.

Com essa análise criteriosa evita-se que futuros projetos passem de sonhos a pesadelos.
Para mais informações fale com a PH3, será um prazer ajudá-los!

Veja também

25.11.2020

Planeje e Aja!

Diariamente, dentro das empresas, surgem inúmeras ideias e iniciativas, porém muitas delas são abandonadas ou até mesmo as que são postas em prática acontecem com morosidade. Uma forma […]

Leia mais
09.05.2024

Tempo é Dinheiro: 4 Dicas Poderosas para Realizar Reuniões Produtivas 

Reuniões produtivas são indispensáveis no ambiente profissional, pois oferecem espaço para troca de ideias, planejamento estratégico e tomada de decisões coletivas. No entanto, muitas vezes elas podem se […]

Leia mais
20.08.2020

O que esperar de uma Consultoria Empresarial?

Como é o trabalho de uma empresa de consultoria empresarial? Como a consultoria pode ajudar minha empresa? Vale a pena o investimento? Muitos questionamentos nos vêm à cabeça […]

Leia mais